• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Residência Médica e Internato

Programa de Residência Médica do INI

A Residência Médica é ponto chave para o cumprimento da missão institucional e esforços progressivos vem sendo realizados para a obtenção da excelência. O Programa é ofertado desde 2000 e já é reconhecido como um dos melhores do país na atualidade. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas vem buscando aperfeiçoar cada vez mais a residência, focando nas necessidades do SUS e nos avanços científicos mais relevantes e atuais da nossa especialidade.

O objetivo principal é formar médicos infectologistas com pensamento crítico e de alto padrão científico, técnico e humano, capazes de participar de ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação de sequelas e gestão de programas de combate às doenças infecciosas prevalentes em nosso meio, com foco nas necessidades do SUS. A regulamentação segue as normas da Comissão Nacional de Residência Médica.

O treinamento em serviço constitui 80% da carga horária e é exercido em diversos setores da instituição e em outras instituições com as quais o INI mantém acordos de cooperação, como o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), o Hospital Federal de Bonsucesso, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e o Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras. Os 20% restantes da carga horária são cumpridos em atividades de natureza teórica, como seminários avançados que abordam os principais temas do campo da Infectologia, reuniões científicas, rodas de análise crítica de artigos sobre temas de interesse, estudos dirigidos e atividades estruturadas em plataforma de ensino a distância.

Durante o Curso, o médico residente tem a oportunidade de se familiarizar com a metodologia de pesquisa científica, uma vez que ao final dos 3 anos terá que apresentar uma monografia cujo tema seja concernente a sua especialidade e a uma das linhas de cuidado desenvolvidas pelo INI.

Regulamentação

O programa é reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica, com recredenciamento aprovado em 23 de outubro de 2014, pelo parecer N° 2041/2014 do processo N° 2014-886. Ao final do Curso, o médico receberá o Certificado de Especialista em Infectologia.

Público alvo

Jovens médicos, regularmente inscritos no Conselho Federal de Medicina, com interesse em Infectologia.

Carga horária e Financiamento

A carga horária total é de 8640 horas, distribuídas em 60 horas semanais, ao longo de 03 (três) anos. O Programa oferece bolsa e auxílio refeição. O valor da bolsa é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Atividades

• Treinamentos obrigatórios em Clínica Médica, Saúde da Família e Emergências;

• Assistência aos pacientes internados, portadores de doenças infecciosas e suas complicações;

• Assistência aos pacientes críticos, em Unidade de Terapia Intensiva;

• Assistência ambulatorial aos portadores de HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis;

• Assistência ambulatorial aos portadores de doenças febris agudas;

• Assistência ambulatorial aos portadores de outras doenças infecciosas (tuberculose, hepatites virais, leishmanioses, toxoplasmose, doença de Chagas, esporotricose, paracoccidioidomicose, HTLV);

• Prática em Laboratórios de Microbiologia Médica e diagnóstico microscópico em Infectologia;

• Prática de Controle de Infecções relacionadas à assistência em saúde;

• Prática de Parecer em Infectologia e auditoria de antibióticos;

• Prática de Medicina de Viagem e Saúde Global;

• Atuação em assistência e avaliação de políticas na área de Imunizações humanas;

• Assistência a pacientes imunossuprimidos (não-HIV) portadores ou sob elevado risco de doenças infecciosas;

• Noções de vigilância em saúde e programas de prevenção;

• Noções de controle de doenças negligenciadas e/ou concentradas em populações específicas;

• Noções de infecção associada a Ortopedia e Cirurgia Cardiovascular.

• Seminários Avançados em Infectologia, Bioética, Epidemiologia e Metodologia Científica;

• Plantão Médico (inclui atividades noturnas, em fins de semana e feriados);

• Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.

É concedido o período de 30 dias corridos de férias por ano letivo do curso de acordo com a legislação da Residência Médica.

Todas as atividades do programa contam com supervisão de preceptores qualificados.

Avaliações 

Os residentes serão avaliados continuamente pelo(s) preceptor(es) ao longo de seu rodízio. Ao fim de cada etapa, haverá a avaliação segundo escala de habilidades e competências. Também haverá avaliações dos módulos teóricos (seminários) em intervalos variáveis de um a três meses.

Ao fim de cada ano, o aluno que obtiver resultados de avaliações considerados insuficientes poderá ser desligado do programa. O mesmo poderá ser aplicado nos casos de falta de assiduidade reiterada às atividades determinadas pela Preceptoria e pela Coordenação do Programa; faltas graves de natureza ética; e não cumprimento do regulamento do curso, disponibilizado no momento da matrícula.

A emissão do certificado ao final do curso estará condicionada à aprovação em todas as atividades descritas e à apresentação de trabalho de conclusão de curso, por escrito.

Inscrições

São oferecidas 5 (cinco) vagas anualmente. O processo seletivo é anunciado em chamada pública na Plataforma SIGA de Gestão Acadêmica. Os interessados em participar da seleção devem ficar atentos à publicação do edital.

 

Atualizado em 22/03/2018.

Voltar ao topoVoltar