O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) divulga nota para marcar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro (hoje).
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/INI) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) foi convidado pela Coordenação de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-RJ) a apresentar sua "Experiência Exitosa na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com leitos de UTI 2023" na próxima terça-feira (09/04), das 9h às 12h.
Este ano marca os 10 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Criado por meio da Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013, o programa tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, por meio da implantação de protocolos, vigilância, monitoramento e construção de indicadores voltados à segurança do paciente.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), por meio da sua Superintendência de Vigilância Sanitária, parabenizou o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) por suas práticas e procedimentos, relacionados à segurança do paciente, que têm alta conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).