• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)

Unidade da Fiocruz voltada para a pesquisa clínica, ensino, serviços de referência e assistência em doenças infecciosas. Integra a Rede de Pesquisa Clínica da Fundação Oswaldo Cruz.

Missão

Contribuir para a melhoria das condições de saúde da população brasileira, através de ações integradas de pesquisa clínica, desenvolvimento tecnológico, ensino e assistência de referência na área de doenças infecciosas.

Principais serviços

- Assistência médica de referência em doenças infecciosas, incluindo consultas ambulatoriais, exames, internação hospitalar e hospital-dia. São atendidos portadores de HIV/Aids, HTLV, doenças sexualmente transmissíveis (DST), doença de Chagas, toxoplasmose, leishmaniose, micoses (esporotricose, paracoccidioidomicose, histoplasmose, aspergilose, criptococose), tuberculose, doenças febris agudas (dengue, malária, influenza, varicela, leptospirose, entre outras), além de pessoas que sofreram acidentes com animais peçonhentos (cobras, escorpiões e aranhas).

- Atendimento no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (vacinação).

- Consultas na área de medicina do viajante.

- Realização de exames de referência para serviços de saúde do SUS (exames diagnósticos em micologia e leishmaniose).

- Ensino: cursos de especialização em diversos temas de doenças infecciosas, além de estágio curricular, residência médica, curso de especialização para médicos estrangeiros e programa de mestrado e doutorado acadêmicos em pesquisa clínica em doenças infecciosas e de mestrado profissional em pesquisa clínica.

- Realização de ensaios clínicos sobre prevenção, tratamento, diagnóstico e fatores relacionados às doenças infecciosas.

Em agosto de 2014, o INI foi indicado como centro de referência para receber casos suspeitos de infecção pelo vírus Ebola no estado do Rio de Janeiro, em resposta ao surto epidêmico que aflige populações da África Ocidental, principalmente da Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria, com perspectivas de atingir outras regiões do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Endereço

Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21.040-900, Pavilhão Gaspar Vianna

Contatos

(21) 3865-9595
www.ini.fiocruz.br

Horários de funcionamento

Hospital-Dia e atendimento em geral: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Centro Hospitalar: funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados
Ensino: atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. 

(Última atualização: 26/03/2014)

Voltar ao topoVoltar