INI/Fiocruz apresenta estudo sobre PrEP de longa duração na 13ª Conferência da IAS
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) participará da 13ª Conferência da International AIDS Society sobre Ciência do HIV (IAS 2025), que será realizada de 13 a 17 de julho, em Kigali, Ruanda. O evento é um dos principais fóruns internacionais dedicados à apresentação de avanços científicos com impacto na resposta global ao HIV e contará com a presença do diretor do INI, Estevão Portela, da vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do INI, Valdiléa Veloso, da chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids), Beatriz Grinsztejn e também presidente da IAS, além dos pesquisaddores e pesquisadoras do Instituto que tiveram trabalhos aprovados.
A participação do INI será marcada no evento com apresentação de trabalho e posteres científicos e a organização e realização do simpósio satélite A implementação da PrEP de longa duração em cenários do mundo real – o Projeto ImPrEP, que trará o protocolo do estudo ImPrEP LEN Brasil, no dia 16 de julho às 6h15 (horário de Brasília). Além da participação dos representantes do INI, o evento contará com a participação dos pesquisadores LapClin Aids, Thiago Torres e Cristina Pimenta; além da participação do diretor-executivo da Unitaid, Philippe Duneton, da Técnica da Unitaid, Anne-Isabelle Cameron e do Coordenador-Geral de Vigilância do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil, Arthur Kalichman. No simpósio, serão abordados temas como estratégias de implementação da PrEP de longa duração, preferências entre populações-chave e condições para ampliação do acesso da profilaxia.
No mesmo dia do simposio (16/07), o diretor do INI, Estevão Portela Nunes, é um dos palestrantes do simpósio Desafios Clínicos do HIV (HIV Clinical Challenges), que acontecerá às 11h30 (horário de Brasilia). Estevão falará às 11h56 (horário de Brasilia) sobre Hepatites Virais (Viral Hepatitis).
Além do Simpósio, o INI/Fiocruz terá programação diversificada durante a conferência. Estão previstas apresentações sobre profilaxia pré-exposição (PrEP), infecções sexualmente transmissíveis e mpox, além da apresentação de pôsteres e e-pôsteres. Os trabalhos tratam de adesão à PrEP, uso de DoxyPEP, vacinação contra mpox, vulnerabilidades sociais e transição entre modalidades de PrEP.
Acesse aqui a programação completa do INI/Fiocruz na IAS 2025
Com informações do projeto ImPrEP Cab
Karina Burini | Ed. Alexandre Magno