A Associação Lutando para Viver – Amigos do INI tem o objetivo de abrandar o sofrimento de pessoas em tratamento de doenças infecciosas, como HIV/aids, HTLV e doença de Chagas, oferecendo suporte material e psicológico, informação de qualidade e diversos benefícios a estes pacientes.
Desta forma, busca encontrar meios de abrandar o sofrimento de pessoas que se encontram em tratamento no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
A iniciativa envolve oferecer ajuda também a parentes e pessoas que compõem a rede de apoio pessoal dos pacientes, com muita informação e orientação qualificada, distribuição de cestas básicas, auxílio-transporte, compra de medicamentos e outras demandas emergenciais.
Muitas famílias não têm condições nem o preparo para dar apoio aos pacientes, daí a importância desse trabalho. A criação da Associação se deu justamente quando se constatou que muitas pessoas com HIV estavam sem ter um suporte adequado de parentes e amigos, vivendo em condições precárias e até de abandono – o que levava muitas dessas pessoas a um óbito que poderia ser evitado.
Foi então que, através de um trabalho solidário entre um grupo de pacientes, parentes e funcionários do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), atual Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em 14 de janeiro de 1998, surgiu a Associação Lutando para Viver – Amigos do INI.
Criada com o apoio da direção do então Ipec e da Presidência da Fiocruz, a Associação Lutando para Viver – Amigos do INI é uma sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, destinada a prestar apoio social aos pacientes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), que é referência para o SUS no atendimento a portadores de doenças infecciosas.