Dia Mundial da Segurança do Paciente no INI

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) promoverá, a partir de 23 de setembro, uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado internacionalmente em 17 de setembro. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a sociedade, mobilizar profissionais de saúde e estimular ações coletivas para reduzir riscos e garantir mais segurança no cuidado.
Em 2025, o tema definido pela OMS é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, acompanhado do slogan “Segurança do paciente desde o início”, que visa reconhecer a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos em diferentes contextos da assistência à saúde, desde o parto até os primeiros anos de vida. O objetivo é promover melhorias e reafirmar o direito de todas as crianças a um atendimento seguro e de qualidade”.
Ações no INI
As atividades terão início em 23 de setembro e envolverão tanto profissionais quanto pacientes, sob o lema “Todos juntos pela Segurança do Paciente!”. Para Sheila RC Borges, a campanha reforça “a importância da mobilização coletiva para reduzir riscos e garantir um cuidado mais humano e seguro”. Com foco na prevenção de quedas, a iniciativa traz o mote “Atenção redobrada, queda evitada”, ressaltando que pequenas atitudes de prevenção fazem grande diferença na rotina hospitalar.
As ações coordenadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/INI) contam com a parceria das equipes de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, e o apoio da Direção, por meio da Vice-Direção de Atenção e Vigilância em Saúde e da Vice-Direção de Gestão e Desenvolvimento Institucional.
O NSP/INI atua em diversas frentes estabelecendo ações de fortalecimento da cultura de segurança, da gestão de riscos, melhoria contínua dos processos de cuidado e uso de tecnologias em saúde, implantação e gerenciamento dos Protocolos de Segurança do Paciente, desenvolvimento e acompanhamento de programas de capacitação em Segurança do Paciente, análise de dados sobre incidentes decorrentes do cuidado em saúde com reporte à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dentre outras. “Todas as atividades do NSP/INI são pautadas pelas normas e metodologias preconizadas pelas agências regulatórias nacionais e internacionais”, explica a Chefe do NSP/INI.
Texto elaborado pelo Núcleo de Segurança do Paciente do INI