INI/Fiocruz realiza curso internacional sobre Uma Só Saúde
Por: Bárbara Clara
Inscrições para a formação estão abertas até 11 de outubro de 2026. São oferecidas 500 vagas.
Estão abertas as inscrições para a quarta edição do curso internacional IV One Health in a Global Perspective Course and OHWG/WFPHA Meeting, que será realizado de 13 a 16 de outubro de 2026 no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Prédio do Ensino. A atividade é coordenada pela chefe do Serviço de Vigilância em Saúde, Mayumi Duarte Wakimoto, e pelo coordenador de pós-graduação stricto sensu, Rodrigo Caldas Menezes. As inscrições podem ser realizadas até 11 de outubro de 2026 e são oferecidas 500 vagas. As inscrições estão sendo feitas pela plataforma Câmpus Virtual da Fiocruz, acesse aqui.
A formação tem como tema o conceito one health (Uma Só Saúde) em uma perspectiva global e é voltada a profissionais graduados, prioritariamente da área da saúde, que atuam ou tenham interesse em aplicar o conceito em suas atividades.
O curso terá atividades presenciais e híbridas, com 16 horas de aulas, além de 14 horas de atividades a distância destinadas à leitura de artigos e outros textos e à elaboração de um trabalho final. As atividades serão realizadas em inglês com tradução e ao final do curso, haverá certificação para os alunos que concluírem as atividades e obtiverem aprovação.
A programação abordará temas como redes de saúde única, resistência antimicrobiana, zoonoses emergentes, mudanças climáticas e segurança alimentar. O encontro também contará com a reunião do One Health Working Group da World Federation of Public Health Associations (OHWG/WFPHA).
A formação busca ampliar a compreensão sobre o conceito de Uma Só Saúde e sua aplicação na preparação e resposta às doenças infecciosas zoonóticas, além de discutir o uso dessa abordagem na governança no Brasil e em outros países. Ao final, espera-se que os participantes sejam capazes de definir e caracterizar o conceito e analisar suas possibilidades de aplicação em diferentes contextos.










