INI promove mesa redonda sobre HIV e suicídio no Setembro Amarelo
O Serviço de Psicologia do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realiza em 25 de setembro, das 9h às 13h, no Auditório do Ensino do INI, a mesa redonda Entre vidas e vulnerabilidades: HIV e suicídio em debate, para marcar o Setembro Amarelo.
Participam como palestrantes a Dra. Maria Fernanda Cruz Coutinho, pesquisadora visitante da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) – Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Saúde Mental pelo Centro de Estudos Instituo Municipal Philippe Pinel (IMPP/UFRJ) e Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ), e em Psicanálise pela Unopar. Mestre e doutora em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, com pesquisas sobre adesão ao tratamento antirretroviral, depressão e atenção à crise psíquica em serviços de saúde mental.
Dr. Fernando de Loureiro Maior, médico do INI/Fiocruz, possui especialização em Infectologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Psiquiatria. Atua há 19 anos com HIV em atendimentos hospitalares e ambulatoriais, com foco na relação entre adoecimento mental e morbimortalidade de pessoas vivendo com o vírus.
A Dra. Ligia Maria Rosalino Martins, psicóloga do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Psicologia Hospitalar com ênfase em Infectologia, e em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela IBMR e em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecido pelo IFF/Fiocruz. Integra o Programa de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (Padi) do IFF/Fiocruz e o Projeto Cuidadoria de Mães.
A mediação será conduzida pelo Dr. Elton Silva Ribeiro, psicólogo do INI/Fiocruz, tecnologista em Saúde Pública na Fiocruz, graduado pela Universidade Federal do Sergipe (UFS), doutor e mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com experiência em políticas públicas de saúde e atuação em Centros de Atenção Psicossocial.
O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube.