O INI/Fiocruz e a Covid-19

O Centro Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) teve um papel vital no enfrentamento da epidemia da covid-19 no Brasil. Ele foi erguido no Campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, em tempo recorde de sete semanas. Ficou pronto em 17 de maio de 2020, oferecendo 195 leitos de tratamento intensivo, apenas dois meses após a Organização Mundial da Saúde ter classificado o surto da doença como uma pandemia.

O novo hospital é um importante legado desta época de enfrentamento da covid-19 que o INI/Fiocruz deixa para a saúde pública. Entre maio de 2020 e agosto de 2025, o Centro Hospitalar registrou 13.708 internações, alcançando uma taxa média de ocupação de 88%.

Desde 2022, atende pacientes com diversas doenças infecciosas, como aids, Doença de Chagas, HTLV1, micoses profundas (paracoccidioidomicose, esporotricose disseminada, histoplasmose e criptococose), malária, tuberculose, dengue, leptospirose, entre outras.

Embora a pandemia tenha terminado, o INI/Fiocruz mantém-se na linha de frente no enfrentamento das sequelas da covid-19. O Instituto inaugurou, em 11 de maio de 2023, o Centro de Covid Longa, que é caracterizada pela persistência dos sintomas em pessoas com sequelas da covid-19.

Além do atendimento para tratamento e reabilitação, o Centro de Covid Longa tem como objetivo gerar evidências científicas para subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do impacto da doença na população brasileira e ampliar o acesso aos serviços de reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Novo Centro Hospitalar do INI/Fiocruz

O Centro Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) já nasceu em ambiente de alta tecnologia, oferecendo plenas condições para o atendimento de pacientes acometidos por doenças infecciosas, incluindo aquelas com necessidade de diversas modalidades de  isolamento. Operando em condição de alta complexidade, o Centro Hospitalar dispõe de:

  • Quartos individuais com sistema de pressão negativa: adequado para isolamento respiratório.
  • Central de tratamento de efluentes: garantindo a segurança ambiental.
  • Entrada exclusiva para ambulâncias e heliponto: facilitando o acesso rápido e seguro.

Equipamentos e Serviços

  • Aparelhos de diagnóstico, incluindo raio X, ultrassonografia, ecocardiografia e tomografia computadorizada.
  • Serviços especializados, como broncoscopia e endoscopia.
  • Autossuficiência, com fornecimento de energia, geradores e reservatórios de água independentes das demais áreas da Fiocruz no campus.

 O Centro Hospitalar ocupa uma área de 10 mil metros quadrados. Ele  ampliou a capacidade do antigo hospital do INI, que contava com 24 leitos e funcionava em um prédio histórico, o Pavilhão Gaspar Vianna, também no Campus da Fiocruz.

Durante a pandemia de covid-19, o Centro Hospitalar esteve totalmente envolvido na assistência e pesquisa sobre a doença. Em 2022, ampliou seu atendimento para incluir outras doenças infecciosas. Nesse novo espaço, foi diagnosticado o primeiro caso de Mpox no Rio de Janeiro e o segundo no Brasil.

Vale destacar que o acesso ao Centro Hospitalar de pacientes  provenientes de outras unidades de saúde do SUS ocorre exclusivamente por meio do Sistema Estadual de Regulação. Atualmente, o Instituto conta com 120 leitos operacionais, em quartos individualizados, devidamente cadastrados na Central de Regulação, o que assegura a utilização racional e adequada desses recursos, possibilitando o atendimento ao maior número de pacientes, de acordo com os perfis clínicos e a disponibilidade de leitos.

Centro de Covid Longa

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) inaugurou, em 11 de maio de 2023, o Centro de Covid Longa. A doença é caracterizada pela persistência dos sintomas por pelo menos três meses após o início da covid-19.

O Centro de Covid Longa faz parte do programa Unidos Contra a Covid-19 da Fiocruz e foi criado com a infraestrutura necessária para ser um espaço de pesquisa multidisciplinar, além de um centro de tratamento e reabilitação para pessoas com sequelas da covid-19. O atendimento é destinado a pacientes que participam das pesquisas desenvolvidas pelo centro.

Equipado com tecnologia de ponta, o Centro conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde e pesquisadores capacitados para avaliações e atendimentos nos seguintes eixos: