Presidente do Grupo Pela Vidda ministra oficina para seguranças da Fiocruz no INI
Priscila Sarmento
Nesta terça-feira (29), aconteceu no prédio da Vice Direção de Ensino do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), na sala 03, uma Oficina de Sensibilização para Atendimento à População Trans, oferecido para 26 seguranças da Fiocruz. O foco era o atendimento à população de travestis e transexuais que utilizam a instituição. O evento foi coordenado pelo presidente do Grupo Pela Vidda, Márcio Villard, com abertura do pesquisador do LaPClin Aids, Nilo Fernandes que citou as normas da Fiocruz. “É norma ser identificado por nome e sobrenome, não devendo ser tratado por número, código, nomes de agravo de modo genérico ou desrespeitoso. Aos transexuais é assegurado a identificação pelo nome social, conforme portaria de MPOG de nº GM 233/2010. ”
Márcio seguiu a oficina com um breve comentário sobre sua trajetória no Grupo Pela Vidda, “o que mata não é a doença, mas o estigma, o preconceito e a exclusão. ” Ele também cita os direitos e a lei Estadual 10.948/01, que protege lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
O Objetivo da oficina foi um bate papo onde os participantes pudessem compartilhar informações e trocar experiências. O debate contou com um exercício de memorização, onde os seguranças teriam que lembrar de situações positivas e negativas que tiveram no seu ambiente de trabalho com LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), além de assistirem um vídeo com depoimentos de sete transexuais.