Simpósio marca os 107 anos do INI/Fiocruz
Por Julliana Reis | Editado por Alexandre Magno
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) comemora 107 anos com a realização de simpósio nesta quinta-feira (13/11), em formato presencial no auditório do prédio do Ensino com transmissão ao vivo pelo canal do INI no YouTube.
O evento inicia às 8h30 com um café de boas-vindas e às 9h acontece a abertura oficial com a participação da Direção do Instituto. Com uma extensa programação, o simpósio contará com sessão dedicada aos Laboratórios de Referência, apresentação de trabalhos premiados dos alunos, além de debates sobre implementação e novas áreas de atuação, o futuro da assistência no INI e os desafios atuais da pesquisa clínica.
Para conferir a programação completa do Simpósio, clique aqui.
Do Hospital de Manguinhos ao Instituto referência no ensino, pesquisa e assistência das doenças infecciosas
O INI/Fiocruz originou-se do Hospital de Manguinhos – idealizado por Oswaldo Cruz no início dos anos 1900 –, cujas portas se abriram para atendimento da população em 1918, tornando-se rapidamente hospital de referência para tratamento e estudos clínicos sobre doenças tropicais como Chagas, malária e leishmaniose, tornando-se referência para atendimento da pandemia de gripe espanhola que assolou o mundo nos anos 1918 e 1919.
Ao longo dos anos, o Instituto consolidou-se como referência no ensino, na pesquisa clínica e na assistência das doenças infecciosas. Os estudos realizados nos seus laboratórios de pesquisa clínica são referência nacional com reconhecimento internacional.
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o INI ergueu em tempo recorde de sete semanas, o Centro Hospitalar (CH) para atendimento dos casos mais graves da doença. Com o arrefecimento da pandemia, o CH estendeu seu atendimento para as demais doenças infecciosas, consolidando ainda mais a liderança do Instituto neste campo.
O INI é uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e integra o Sistema Único de Saúde (SUS). A data de aniversário e o nome do Instituto homenageiam o médico e pesquisador Evandro Chagas (filho de Carlos Chagas), falecido num acidente aéreo em 8 de novembro de 1940. Para saber mais sobre a história do INI, assista aqui o vídeo de comemoração do centenário.













