INI integra estudo global sobre novos tratamentos para tuberculose
Por Julliana Reis
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) é um dos participantes do ensaio clínico PARADIGM4TB, um estudo coordenado pelo consórcio internacional UNITE4TB que visa acelerar o desenvolvimento de novos esquemas de tratamento para a tuberculose (TB), contando com a ampla colaboração entre a indústria, a academia e instituições públicas.
Com 30 parceiros de 13 países, o estudo, que está sendo implementado em etapas, tem como proposta revolucionar os tratamentos para tuberculose, tornando-os mais curtos e eficazes, o que é crucial para combater a doença que segue sendo um grande desafio de saúde pública global.
Para a chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobacterioses (LaPClin TB), Valeria Rolla, a participação do INI nesse ensaio clínico é uma oportunidade única de encurtar o período de tratamento da tuberculose, que atualmente dura seis meses. “A ideia é melhorar a adesão. Quanto mais curto for o tratamento, mais fácil de completar”, explica.
No dia 2 de dezembro, o INI recebeu os integrantes do PARADIGM4TB para a Visita de Iniciação, evento que marca a adesão do instituto ao estudo. Após o cumprimento de todos os protocolos necessários, a expectativa é que o ensaio clínico comece a ser desenvolvido no INI em março de 2026.
Para mais informações sobre o estudo, acesse o site da UNITE4TB clicando aqui.





















