Com o apoio da Firjan, INI/Fiocruz promove I Encontro de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica
Por Julliana Reis
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), realizou o I Encontro de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica (PGPC): Nos caminhos da Saúde Única e da Inteligência Artificial.
O PGPC, que aconteceu nessa terça-feira (02/12), é fruto de um projeto-piloto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) voltado para mestrados profissionais em Pesquisa Clínica. O evento nasce, portanto, da união dos programas de pós-graduação do INI/Fiocruz, do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Visando promover o diálogo entre os programas e estimular colaborações científicas em um cenário de transformação contínua, o encontro inaugura um espaço interdisciplinar que conecta Uma Só Saúde (One Health) às inovações em Inteligência Artificial aplicadas à saúde.
“Promover o encontro de quatro instituições de pós-graduação em pesquisa clínica não foi apenas um evento de networking; ele demonstrou ser um movimento estratégico de consolidação de forças em um campo complexo, custoso e regulado como a pesquisa clínica, permitindo ainda, a consolidação institucional e um elevado potencial de crescimento na cooperação entre essas instituições”, avaliou o vice-diretor de Ensino do INI, Alexandre Vizzoni.
Para a coordenadora dos programas de Pós-graduação Stricto sensu do instituto, Claudia Maria Valete, o evento cumpriu com seu objetivo. “Porque reuniu o que precisávamos reunir. Reuniu, primeiro, os programas de pós-graduação e pesquisa clínica. Mas reuniu também outros parceiros que queríamos ter junto com a gente, como a Firjan, que representa a Indústria, principalmente porque os quatro principais programas são profissionais e têm foco de levar rapidamente respostas para a sociedade”, explica ela.
Durante o PGPC, foi assinada uma parceria entre o INI e a Firjan que garante uma futura turma de Mestrado Profissional no instituto para os trabalhadores da federação.
A programação do evento contou com palestras que abordaram temas como os desafios da pós-graduação profissional e a atuação estratégica da CAPES, a Pesquisa Clínica dentro do conceito de Uma Só Saúde, além do uso da inteligência e da inovação em Pesquisa Clínica. Também foi apresentado alguns casos de sucessos, bem como os atuais trabalhos de discentes dos programas de pós-graduação reunidos.
A expectativa é que o encontro se repita no próximo ano, podendo acontecer também na Bahia, em São Paulo ou no Rio Grande do Sul, estados dos outros programas de pós-graduação inclusos nessa parceria.






























