Ipec ganha novas camas eletrônicas e otimiza assistência
Carolina Landi
Proporcionar mais conforto para os pacientes e agilidade no momento de realizar procedimentos pelas equipes de enfermagem. Esses são alguns dos objetivos das 37 novas camas eletrônicas que chegaram ao Pavilhão Gaspar Vianna, no Ipec, entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. A primeira remessa foi destinada ao CTI, e as posteriores contemplaram as enfermarias.
As camas, cujo investimento foi de 6 mil reais cada, foram obtidas através de um processo de licitação e importadas dos EUA pela empresa Biocare Medical. “O mobiliário já estava bem antigo, defasado”, conta a enfermeira do CTI do Ipec, Mariana Machey.
De acordo com Mariana, a escolha foi definida através de uma pesquisa de mercado. O modelo Hill-Rom 1000, que possui uma balança metabólica embutida, foi escolhido por se adequar ao perfil dos pacientes do Instituto. “Isso facilita bastante o trabalho da Nutrição para acompanhar os doentes que estão muito debilitados. Elimina a necessidade de procedimentos para pesagem, aumentando a segurança do paciente”, informou.
Outros benefícios do mobiliário incluem posição para cadeira de refeições (Dining Chair); contorno automático na articulação dos joelhos e pés; suporte de soro com 4 pontos de fixação; grades laterais com acionamento com apenas uma das mãos; e sensor de segurança do leito. O modelo também obedece à orientação do FDA (Food and Drugs Administration) sobre Dimensões do Sistema de Camas Hospitalares (HBSW/ Hospital Bed Safety Working group) para reduzir a possibilidade de aprisionamento nas grades laterais.
“Essa tecnologia diminui o risco de quedas e traumas, pois dá para remover a cabeceira facilmente em situações de emergência. O colchão possui uma espuma especial, que reduz a formação de úlceras. A cama também é de fácil limpeza, inibindo riscos de infecção”.
A equipe de Assistência também foi beneficiada com a novidade. Por serem eletrônicas, as camas diminuíram o risco ergonômico dos profissionais. “Muitos cuidadores se acidentavam ao colocar a cama na posição certa. Ao abaixar a grade manualmente, também existia o risco de partir cabos de monitor, sonda, etc, cujo kit custa cerca de 11 mil reais. Nossa equipe já está trabalhando melhor por isso”.