INI/Fiocruz promove Ciclo de Palestras Léa Ferreira Camillo-Coura
Por Julliana Reis
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realiza na próxima quinta-feira (27/11), a partir das 9h, mais uma edição do Ciclo de Palestras Léa Camillo-Coura. O evento ocorrerá no auditório do Prédio de Ensino do INI, localizado no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O evento é voltado para a comunidade envolvida em pesquisa clínica, membros dos Comitês de Ética em Pesquisa, membros da comunidade científica, além de docentes e discentes dos cursos de pós-graduação do INI e de toda a Fiocruz. O objetivo é divulgar e atualizar os aspectos éticos relacionados à pesquisa clínica envolvendo seres humanos.
A abertura do evento contará com a presença do diretor do INI, Estevão Portela, e a programação consiste em duas palestras seguidas de debate com o público:
- LGPD na pesquisa envolvendo seres humanos – como garantir a conformidade no uso de TCLE eletrônico?, ministrada pela advogada e Coordenadora Adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa da Fiocruz Minas, Laiza Daniele Nunes de Assumpção
- Autonomia e vulnerabilidade na pesquisa com adolescentes: desafios éticos envolvendo consentimento parental em estudos de prevenção ao HIV, ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos e da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Eliana Miura Zucchi
Comitê de Ética em Pesquisa do INI
O Comitê de Ética em Pesquisa do INI foi criado em 2000, tendo a Dra. Léa Camillo-Coura como sua coordenadora. Ela também respondia pela vice-direção científica do então Centro de Pesquisa Hospital Evandro Chagas (CPqHEC), atualmente INI/Fiocruz, na gestão da Dra. Keyla Marzochi.
Dra. Léa foi titular do CEP do INI até 2022, ano do seu falecimento, além de ter sido a criadora do Ciclo de Palestras que agora leva seu nome. Atualmente, o Comitê tem como titular a médica e pesquisadora Dra. Sandra Wagner Cardoso; e coordenadoras adjuntas, as médicas e pesquisadoras Dra. Maria Clara Gutierrez Galhardo e Dra. Maria Inês Fernandes Pimentel.
O CEP/INI é composto por 25 membros efetivos, incluindo especialistas com doutorado e pós-doutorado, além de representantes dos participantes de pesquisa, garantindo uma abordagem inclusiva e sensível às necessidades dos envolvidos.
Esse trabalho coletivo tem como propósito assegurar que todas as pesquisas realizadas sigam altos padrões éticos e científicos, promovendo assim a confiança e o respeito na ciência, refletindo o compromisso do INI com a saúde e o bem-estar da sociedade.














