Associação de Pacientes do INI recebe doação de Farmanguinhos
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) recebeu, nessa quinta-feira (18/12), a doação de 576kg de alimentos não perecíveis arrecadados pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). A iniciativa integra a campanha solidária promovida por Farmanguinhos e teve como destino a Associação de Pacientes Lutando para Viver Amigos do INI.
A doação foi recebida pelo Vice-Diretor de Ensino do INI, Alexandre Vizzoni, pela Chefe de Gabinete, Juana Portugal, representando a Direção do INI, e por Valdinéi da Silva, da Associação de Pacientes. A entrega foi realizada por Denise Barone, gestora do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental de Farmanguinhos, reforçando uma parceria de mais de 17 anos das unidades em ações de responsabilidade social e apoio à comunidade assistida pelo INI. Os alimentos doados incluem itens essenciais, como arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinhas e outros mantimentos, que contribuirão para o atendimento contínuo aos pacientes em situação de vulnerabilidade acompanhados pela Associação.
Para Vizzoni, a iniciativa tem impacto direto na vida dos pacientes atendidos pelo Instituto. “Essa doação tem um significado muito concreto para os nossos pacientes, porque ajuda a garantir algo essencial: alimento na mesa. Compartilhar com quem tem menos é uma forma de ampliar a nossa mesa coletiva e de reafirmar o cuidado que vai além do atendimento em saúde. É uma ação que fortalece vínculos, promove dignidade e faz diferença no cotidiano de muitas famílias”, destacou.
A Associação de Pacientes Lutando para Viver Amigos do INI atua no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo, entre outras ações, a distribuição de cestas básicas, apoio psicossocial, auxílio para aquisição de medicamentos, transporte e atendimento a demandas emergenciais. Atualmente, cerca de 250 pacientes são atendidos mensalmente pela entidade.























