Campanhas de Doação de Sangue do INI de 2025 alcançam mais de 200 doadores
Por Julliana Reis
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em parceria com a Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN) e o Hemorio, promoveu, nos dias 5 e 6 de agosto, mais uma Campanha de Doação de Sangue, a segunda edição de 2025. A ação tem por objetivo contribuir para o abastecimento do Hemorio, que fornece sangue para diversos hospitais, incluindo o próprio INI.
Após dois dias, a campanha resultou em 112 bolsas de sangue coletadas. Se somada a ação realizada em abril, o total é de 238 doações em toda a campanha de 2025.
Voltada para a comunidade interna da Fiocruz, a ação também recebe parentes e amigos dos trabalhadores. A iniciativa busca fortalecer a cultura da doação regular para manter os estoques adequados e garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões, o que reforça o compromisso do INI com a saúde pública.
Confira as fotos da campanha de 2025.
Quem pode doar?
Para doar, é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização de um responsável legal, disponível no site do Hemorio. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem feito doações antes dos 60 anos. É obrigatório apresentar documento oficial com foto no momento da doação.
Os doadores não devem estar em jejum, mas devem evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores e bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. A menstruação não impede a doação. Mais informações sobre os critérios de doação podem ser consultadas na Portaria nº 158/2016 do Ministério da Saúde.











