INI divulga nota de pesar pelo falecimento de Gerson Fernando Mendes Pereira
A dedicação e o compromisso com a universalidade, integralidade e equidade, pilares do Sistema Único de Saúde (SUS), marcaram a trajetória de mais de 40 anos de Gerson Fernando Mendes Pereira, médico e servidor público do Ministério da Saúde.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1983), especializou-se em Saúde Pública em 1985 e em Epidemiologia em 1988. Tornou-se mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1999), com dissertação dedicada à hanseníase no Brasil, e concluiu o doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília em 2018, defendendo tese sobre aids e sobrevida no Rio Grande do Sul.
A sua carreira no Ministério da Saúde teve início como coordenador do Programa Nacional de Hanseníase. Posteriormente foi chefe da área de Epidemiologia do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do qual se tornou diretor de 2019 a 2022. No mesmo período, exerceu ainda a função de secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde. Gerson manteve estreitos laços de cooperação e parceria com o INI, apoiando iniciativas diversas iniciativas e contribuindo de forma decisiva para a manutenção de programas como a PREP.
Além de ser servidor público, Gerson Pereira foi também professor titular da Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Brasília desde 2016, onde contribuiu para a formação de diversos profissionais da área.
Neste momento de dor e saudade, celebramos sua valiosa contribuição à saúde pública brasileira e nos solidarizamos com os familiares, amigos, colegas, alunos e todas as pessoas que tiveram o privilégio de conviver com o profissional e o cidadão Gerson Fernando Mendes Pereira.