INI empossa 1ª Comissão de Ética de Enfermagem
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realizou, no dia 16 de dezembro de 2025, a posse da 1ª Comissão de Ética de Enfermagem da instituição. A comissão atua conforme a Resolução Cofen nº 782/2025 e tem a atribuição de zelar pelo cumprimento dos princípios éticos e legais da profissão.
A Comissão de Ética de Enfermagem tem caráter consultivo, educativo e fiscalizador. Entre suas atribuições estão orientar profissionais de enfermagem sobre questões éticas e legais, promover a reflexão ética no exercício profissional, atuar na prevenção e mediação de conflitos e apurar denúncias de infrações éticas, assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Foram eleitos para compor a comissão as enfermeiras Patrícia Moura Mota, Eliane Rodrigues Brito, Glaucia da Conceição Mota e Marcilene da Rocha Castro, além dos técnicos de enfermagem Márcia da Silva Luiz e Laureano Inocêncio de Castro.
A cerimônia de posse ocorreu no Centro de Estudos do Coren-RJ e contou com a participação da comissão eleitoral, formada por Renata Alves, Martha Vieira, Vânia Braz e Samuel Figueiredo. Estiveram presentes a responsável técnica de enfermagem do INI/Fiocruz, Mariana Machay Pinto Nogueira, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro e deputada estadual Lilian Behring, além de representantes da Câmara de Ética do Coren-RJ, reforçando o caráter democrático do processo eleitoral.
Segundo o vice-diretor de Atenção e Vigilância em Saúde do INI/Fiocruz, Hugo Boechat, a criação da comissão fortalece a atuação institucional na área. “A posse da Comissão de Ética de Enfermagem reafirma o compromisso do INI com a observância dos princípios éticos no exercício profissional e com a qualificação permanente da assistência”, afirmou.
A chefe de Enfermagem do INI/Fiocruz, Mariana Machay Pinto Nogueira, destacou o processo eleitoral. “Agradeço à Direção do INI e ao Coren-RJ pelo apoio e à equipe de enfermagem que participou da votação e elegeu seus representantes”, declarou.




















