O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) marca presença no 60º Congresso de Medicina Tropical (Medtrop 2025), organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). Neste ano, o Centro de Convenções de João Pessoa (PB), foi o escolhido para sediar o encontro que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro. Considerado o maior evento multidisciplinar em Medicina Tropical da América Latina, o congresso reunirá mais de 3 mil participantes.
O Medtrop 2025 retorna à capital paraibana após 47 anos, desde a última edição realizada em 1978, e terá como tema “Mudanças climáticas e impactos nas doenças tropicais”. A programação reunirá pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas — como medicina, biologia, biomedicina, farmácia, veterinária, história e saúde pública — além de estudantes de graduação e pós-graduação. O evento abordará temas como arboviroses, doenças endêmicas transmitidas por vetores, resistência antimicrobiana e estratégias de enfrentamento de novos patógenos emergentes.
O INI participa do evento com estande montado no local, onde serão disponibilizados materiais sobre as atividades do Instituto e informações sobre seus programas de Pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu. Além disso, pesquisadores e pesquisadoras do INI apresentarão trabalhos, participarão de mesas-redondas e da autoria ou coautoria de e-pôsteres.
Desde 1962, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical realiza o Medtrop, um congresso que se consolidou como uma referência nacional da área, trazendo temas relevantes, quentes e abrangentes, contando com grandes parcerias e colaborações nacionais e internacionais. A edição de 2025 reforça esse papel ao promover o diálogo entre ciência, inovação e saúde pública, com foco nos desafios atuais e futuros da Medicina Tropical.
Clique aqui para ver a programação dos pesquisadores e pesquisadoras do INI no Medtrop 2025.

















