INI realiza discussão sobre Estrutura Organizacional
Priscila Sarmento
Aconteceu na última terça-feira (10/06), a discussão sobre a revisão da Estrutura Organizacional do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), no Auditório da Vice Direção de Ensino. O Diretor do INI, Alejandro Hasslocher fez uma breve abertura passando a palavra para Ana Feitosa Assessora Técnica de Gestão Estratégica que explicou sobre a metodologia aplicada. A escolha do referencial metodológico para identificar e delimitar os segmentos que compõem as partes básicas da organização (cúpula estratégica, linha intermediária, tecnoestrutura, estrutura de apoio e núcleo operacional), tem como ponto de partida a identificação do conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade. “Uma vez que as atividades são os pilares da construção de vantagens competitivas, sendo consumidoras de recursos, por um lado, e criadoras de valor, por outro”, explica. Representa o que uma organização faz, como faz e para quem faz.
Uma das ferramentas a serem utilizadas para apoiar este trabalho será a cadeia de valor que promove o levantamento de toda a ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviços a um beneficiário. É uma forma esquemática de representação das atividades de uma organização que permite melhor visualização do valor ou do benefício agregado no processo. As cadeias serão aplicadas tendo em vista os macroprocessos, que são a forma de agrupamento das principais atividades de um contexto organizadas de forma lógica, ampla e geral, envolvendo diferentes aspectos (docentes, suporte técnico, pesquisadores, de gestão). Os elementos de discussão serão os insumos, atividades, produtos, recursos envolvidos e impactos gerados em cada macroprocesso.
O instrumento de coleta de informações para configuração de cada macroprocesso é composto pela descrição dos Processos Estratégicos que definem o negócio da organização e direcionam os processos finalísticos; dos Processos Finalísticos que são aqueles que geram os produtos ou serviços finais da organização, isto é, aqueles que são entregues e atendem às necessidades e expectativas das partes interessadas e dos Processos de Apoio, que dão suporte direto aos processos finalísticos, uma vez que fornecem ou criam as condições necessárias para que a organização possa gerar seus produtos ou serviços que vão atender às necessidades e expectativas de seus clientes e da sociedade, agregando valor para estes. “O conjunto desses três processos constitui o macroprocesso da organização e são estabelecidos de acordo com o perfil, o negócio (campo de atuação), o organograma e as diretrizes organizacionais”, conclui Ana.
Após essas explicações, Ana feitosa e Jois Ortega reuniram os representantes da área de gestão para uma reflexão inicial em grupo, com duração de 30 minutos, para levantar informações sobre suas áreas de atuação. A reunião prosseguiu com a discussão da cadeia de valor da Gestão Administrativa e Financeira; Planejamento e Orçamento e Gestão da Infraestrutura.
O próximo encontro para continuidade das discussões em grupo está agendado para a próxima segunda-feira e seguirá pelos próximos 2 meses.