Lançamento do ImPrEP LEN Brasil
Créditos: Projeto ImPrEP
Para celebrar o Dia Mundial da Luta contra a Aids a Fiocruz, através do projeto ImPrEP, marca mais uma etapa importante na sua trajetória ao dar início oficial ao estudo ImPrEP LEN Brasil nesta segunda (01/12). Esse estudo tem como principal objetivo avaliar, a partir da busca espontânea por PrEP ou por testagem de HIV, a viabilidade da implementação do lenacapavir injetável semestral no Sistema Único de Saúde.
O lenacapavir é um novo medicamento, aplicado a cada seis meses e que oferece altíssima eficácia como profilaxia pré-exposição para a prevenção da transmissão do HIV.
O ImPrEP LEN Brasil está na fase final de atividades preparatórias para, em breve, iniciar a inclusão de participantes de populações mais vulneráveis à infecção pelo HIV como gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens cisgênero, pessoas não binárias identificadas como do sexo masculino ao nascer e pessoas transgênero, todos HIV negativos, de 16 a 30 anos.
O estudo acontecerá em serviços públicos de saúde de sete cidades brasileiras, contando para isso com financiamento da Unitaid, apoio do INI/Fiocruz e Ministério da Saúde, além da doação do medicamento por parte da Gilead Sciences.
Em breve, novas informações. Bem-vindo, ImPrEP LEN Brasil!
Clique aqui para ouvir o pronunciamento de Beatriz Grinsztejn, pesquisadora principal do ImPrEP LEN Brasil, chefe do LapClin Aids no INI/Fiocruz e presidente da IAS.
Clique aqui para ouvir o pronunciamento de Valdiléa Veloso, co-pesquisadora principal do ImPrEP LEN Brasil e vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tenológico do INI/Fiocruz















