Pesquisador do INI recebe prêmio em congresso nacional de dermatologia
O pesquisador, recém empossado como servidor, do Laboratório de Pesquisa Clínica (LaPClin-Derm) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Dr. Eduardo Falcão, recebeu o 2º lugar na categoria Teses e Dissertações durante o 78° Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025, no Centro de Convenções Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
O trabalho premiado teve como base a tese de doutorado defendida em 2024 pelo Programa de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI, sob orientação do Dr. Antonio Carlos Francesconi do Valle e da Dra. Priscila Macedo. A pesquisa, intitulada “Novo perfil clínico e epidemiológico da paracoccidioidomicose no estado do Rio de Janeiro: investigação de casuística retrospectiva (2010-2019) de um centro de referência, de dados de hospitalizações e de óbitos”, analisou uma década de dados sobre a doença no estado.
O estudo apontou mudança no perfil epidemiológico da paracoccidioidomicose. Antes, a maioria dos casos estava associada a trabalhadores rurais expostos ao revolvimento do solo. A análise mostrou crescimento de formas agudas, mais graves e em pacientes mais jovens, residentes, principalmente, na região metropolitana, sem histórico de atividades rurais. Essa alteração foi observada a partir de 2014, quando houve pico de hospitalizações e óbitos.
O trabalho também reforçou a necessidade de fortalecer a vigilância e ampliar o reconhecimento clínico da doença, que é negligenciada, frequentemente confundida com outras condições como tuberculose e linfoma.

