INI/Fiocruz realiza sessão clínica sobre desospitalização com o Padi
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) promoveu uma sessão clínica sobre “O fluxo para desospitalização com o Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi), incluindo os pacientes crônicos com dependência de cuidados”.
O encontro contou com a participação da equipe do Padi da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que apresentou o funcionamento do serviço e sua articulação com diferentes unidades de saúde do município do Rio de Janeiro.
Segundo Mônica Rodrigues da Cruz, coordenadora do Centro Clínico do INI/Fiocruz, a parceria com o Padi tem sido fundamental para a continuidade do cuidado. “A interface com o Padi, muito conduzida pelo nosso Serviço Social, tem sido fundamental para garantir uma transição de cuidado segura aos nossos pacientes vulnerabilizados. Com essa parceria, ampliamos o suporte adequado em casa”, afirmou.
Para Girlana Marano, fisioterapeuta e assessora de desospitalização da Subsecretaria de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência (SUBHUE/SMS), a ação consolida a integração entre as instituições. “A desospitalização é o foco principal de atuação dessa ação, e a gente faz articulações com hospitais municipais, federais, estaduais e institutos, porque tratam todos os munícipios do Rio de Janeiro. Esse é mais um passo no desenvolvimento dessa articulação que a gente pretende ampliar”, destacou.
O vídeo completo da sessão clínica está disponível no canal do INI/Fiocruz no YouTube.







