INI/Fiocruz lança 2ª edição do Curso Internacional Boas Práticas Clínicas em parceria com o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realizou o evento de lançamento da 2ª edição internacional do curso Boas Práticas Clínicas. A cerimônia, conduzida de forma virtual, reuniu representantes das instituições parceiras e marcou o início de mais uma etapa da cooperação entre Brasil e Moçambique no campo da pesquisa clínica.
Durante a abertura, o diretor do INI/Fiocruz, Estevão Portela Nunes, destacou a relevância, o propósito ético e o rigor científico do curso.
“A gente sabe da importância de sempre estar atualizado nessa matéria, não só para garantir a segurança do sujeito de pesquisa mas também para sempre apontar os caminhos de como a ciência deve ser feita, do rigor do método, para que realmente a gente possa produzir dados que levem avanços para a população de uma maneira geral.”, afirmou.
A coordenadora do curso, Michele Morata, apresentou os participantes da mesa e ressaltou que o projeto é resultado da parceria entre o INI/Fiocruz, o INS de Moçambique, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e o Campus Virtual Fiocruz, no âmbito da cooperação sul-sul.
Também participaram do lançamento a coordenadora do curso de Boas Práticas Clínicas em Moçambique, Vanessa Monteiro; o coordenador do Stricto Sensu da ENSP/Fiocruz, Rondineli Mendes Silva; e a coordenadora de produção do Campus Virtual Fiocruz, Renata Bernardes.
Os representantes das instituições reforçaram a importância da formação para o aprimoramento da ética e da qualidade em pesquisa clínica. A nova edição do curso, atualizada com base em normas recentes do Brasil e de Moçambique, já está disponível no Campus Virtual Fiocruz, com mais de 400 inscritos na primeira semana.
Acesse a live de lançamento no nosso canal do Youtube
Para mais informações do curso acesse: https://www.ini.fiocruz.br/ini-fiocruz-lanca-2a-edicao-do-curso-internacional-boas-praticas-clinicas/













